O Poder do Olíbano

Os Reis Magos levaram Incenso, Ouro e Mirra para Jesus, no dia do seu nascimento. Para quem não sabe, o “incenso” era Olíbano (boswellia carteri), uma resina tão preciosa quanto os outros dois presentes.

Olíbano | Zephyrus Tarot
Defumação com Olíbano

Eu tenho o hábito de queimar olíbano em casa vez ou outra, principalmente depois de uma boa faxina. O óleo essencial eu carrego sempre comigo, diluído em óleo vegetal.

O OE é ótimo para induzir uma respiração mais profunda e promover a serenidade da mente. Experimente no aromatizador durante uma prática contemplativa, por exemplo. Diluído no álcool, é perfeito para purificar e proteger o ambiente. Desde os tempos do Grande Templo que suas propriedades espirituais são conhecidas. O olíbano eleva a consciência e produz uma vibração que não é compatível  com padrões inferiores. Estes, quando não são “eliminados” (na verdade, se libertam e ascendem), simplesmente se afastam.

Antes de atender, passo um pouco no dedo e, depois, nos chakras coronário, frontal e laríngeo. É uma forma de estar mais centrado e conectado para que o discurso flua naturalmente e os insights estejam presentes.

Chakras Superiores | Zephyrus Tarot
Chakras Superiores

Se algum lugar parece “carregado”, também faço uso do óleo para me proteger. Indispensável se preciso ir a um hospital ou a um enterro.

Em entrevistas, exames e apresentações, o olíbano com ylang ylang ajuda a expressar com serenidade aquilo que você já sabe. Pingue duas gotas de cada em um aromatizador pessoal ou passe um pouco no laríngeo.

Abrindo as portas dos Céus

Por evocar o Divino, é uma ferramenta útil quando nos sentimos espiritualmente perdidos ou enfraquecidos. Nas igrejas, o olíbano é queimado para que nossas orações cheguem a D’us. Um artigo publicado por uma universidade em Israel dizia que o efeito da fumaça do olíbano comprovadamente alivia a depressão.

A resina é facilmente encontrada em lojas que vendem artigos de igreja. Geralmente compro uns pacotes mistos, que têm outras resinas juntas, como mirra e benjoim. Se não tem algo assim na sua cidade, dá uma olhada no site da Milagros. Aproveita e compra o carvãozinho também, que facilita bastante a queima (igual à foto lá de cima). Caminhe por toda a casa, deixando a fumaça se espalhar. Com o incensário/turíbulo apoiado em algum lugar, passe qualquer outro objeto do seu interesse para limpar. Não faça isso com cartas para que elas não fiquem grudando depois – o olíbano é uma resina, não se esqueça.

Com relação ao óleo, para 10ml de óleo vegetal (geralmente uso óleo vegetal de semente de uva), pingue 10 gotas. Eu gosto muito de usar uns vidros com roll-on, mas pode ser o tradicional vidrinho âmbar com conta-gotas. Como expliquei antes, pingue uma gota no dedo e passe nos chakras superiores antes de fazer um atendimento, meditar, rezar ou entrar numa entrevista/ exame/ palestra. Aspirar suavemente o aroma do vidro também é bom para animar o espírito.

Como sugeri no gerânio, você pode preparar um spray para borrifar no ambiente ou colocar umas 4 gotas em um aromatizador elétrico.

Para quem dá passes espirituais (incluindo auto-passes) ou trabalha com outras terapias vibracionais (Reiki, Cura Prânica etc), pingue uma gota na palma da mão e esfregue uma na outra. Isso é para ativar os chakras das mãos e criar uma “luva”. Para fazer a limpeza das mãos, use olíbano, lavanda ou uma mistura dos dois.

Aplicação de Reiki
Aplicação de Reiki

O óleo da verdade

Não lembro onde li este atributo uma vez, mas ele me parece bem coerente. O Olíbano nos ajuda a mergulhar em um silêncio ao qual não estamos acostumados. São cercados e preenchidos por muitos ruídos, por muitas vozes. Também nos coloca em contato com o mais sagrado EM NÓS, porque as respostas que precisamos não estão em outro lugar.

Quando a mente está presa aos acontecimentos do passado ou preocupada com o que ainda está por vir, o Olíbano a conduz para o oásis do momento presente, mostrando as coisas como elas verdadeiramente são. Esta é uma afirmação poderosa. Quando falo de verdade me refiro ao que é perene: foi, é e será. Quando reconhecemos a verdade, abandonamos o papel de vítimas, cuidamos daquilo que precisa ser cuidado. Quando o Olíbano diretamente não promove a cura, prepara as condições (espirituais) adequadas para que ela aconteça por outros caminhos-ferramentas.

E que a cura aconteça, sempre.

Possam todos se beneficiar!

Posts Relacionados:

About Marcelo Bueno 86 Articles
Marcelo Bueno é cartomante com especialização no Tarot. Além de editor do Zephyrus Tarot, promove cursos, workshops e atendimentos com este oráculo.