Arcanos Menores: Cartas Numeradas

Próxima turma:
Rio de Janeiro: sem data definida
São Paulo : 19 de novembro – info


Depois que os Arcanos Menores apareceram ilustrados pela primeira vez no Rider-Waite Tarot (1910), muitos baralhos adotaram suas referências na confecção de novos decks, da mesma forma que alguns autores aproveitaram a ideia para disseminar atributos diferentes – tirados da própria cabeça ou de alguma escola de cartomancia com cartas de cassino.

Diferentes interpretações para o 4 de Copas

E mesmo quando se interpreta as imagens originais de Pamela Colman Smith, é comum nos depararmos com abordagens variadas, pois cada um percebe a mesma coisa de acordo com o seu momento e capacidade, por isso o 7 de Ouros representa “a satisfação com o trabalho realizado para uns” e “a decepção da colheita que não corresponde ao esforço empregado” para outros.

O Tarot é um e parece ser muitos ao mesmo tempo. É uma linguagem coletiva que permite apropriações regionais, ok, mas que se perde se as pessoas a distorcem ou extrapolam, criando uma Torre de Babel. Devemos ter o mesmo discurso ao descrever as cartas, independente do baralho usado, ou nos adequar ao que cada autor propõe?

“Desconstituindo Imagens”, como era chamado originalmente, estabelece  um padrão coerente de Ás (o estado potencial das coisas) a Dez (a plena realização) dentro do fluxo de cada uma das quatro experiência (os naipes), dando a profundidade que se faz necessária em uma leitura. O modelo tem por base na Árvore da Vida judaica, mas sem se colocar como um “Tarot Cabalístico”.

O programa não foi criado para apoiar algumas coisas ou contestar outras, mas para estimular uma reflexão sadia que some ao que cada um traz em sua bagagem. Ter conhecimento prévio dos Arcanos Menores não é pré-requisito, mas enriquece as trocas.

Workshop em São Paulo, na casa da Vera Chrystina
Workshop no Espaço Oceano, SP

Grupos em outras cidades podem entrar em contato para combinar algum encontro de fim de semana (preferencialmente, apenas o sábado). Tudo depende, basicamente, de um quorum mínimo para cobrir passagem e estadia, se necessário, além de sobrar algum para o leite das crianças. :)

Para outras informações, entre em contato: [email protected]

  • Gostei muito deste workshop. Para quem está começando com o Tarô, é absolutamente útil para adentrar os portões dos Menores sem regras e limitações de qualquer manual, que sempre os trata com rapidez e menor importância. Para quem já tem um longo caminho pelo oráculo, este curso é perfeito para reciclar concepções e questionar a validade das variadas aplicações e do que se entende sobre estes 56 arcanos tão pouco falados com real propriedade e sensatez. Vale a pena. Recomendo.

  • Giseli Melo

    Tive a oportunidade de participar de 2 workshop ministrado pelo Marcelo Bueno, adorei, tanto a forma de ensinar, quanto a “abundância” de informações, ótimo para quem esta iniciando nos estudos de Tarô quanto para reciclagem. Este curso em especial, dos arcanos menores, adorei, ficou muito fácil de interpretar e fazer co-relações com as demais cartas. Recomendo! :)

  • Priscilla Lhacer

    O que diferencia o curso do Marcelo em relação a outros cursos de arcanos menores é a abordagem do significado dos números, além da tradicional exploração do significado de cada naipe. A associação que ele faz com a cabala, com profundo conhecimento do assunto e sem esquisoterismos, é outro plus do curso.

  • Luna Solis

    Luna Solis Fiz o curso e é excelente. O Marcelo mostrou com muita propriedade a relação entre estes arcanos. Recomendo!

  • Bruno Bazzoli

    Viajei em férias para o Rio de Janeiro na época – um grande sacrifício (haha) – para participar desse workshop super importante para quem precisa de um “norte” a respeito de arcanos menores. Marcelo trata o assunto com profundidade e conhecimento, oferecendo uma referência para esse assunto às vezes tão difuso. Muito bom!!

  • Janaína Leite

    A facilidade que Marcelo tem para fazer analogias, passear entre diferentes campos do conhecimento e ampliar os significados, bem como a sua facilidade para explicar de maneira clara e didática, são um ganho e tanto para quem se interesse pelo Tarô. Como disseram os que me antecederam, o curso é empolgante e pode ser feito por inciantes ou por aqueles que já avançaram em seus estudos sobre o tema. Mais do que recomendado.

  • Fiz o curso à distância, ao vivo. Valeu muito a pena. O curso é essencial para aqueles que têm medo dos Arcanos Menores, que são aqui estruturados de forma maravilhosa e inteligível. E para aqueles que já têm familiaridade com os Arcanos Menores, o curso é importantíssimo para reciclar, rever conceitos, tentar novos pontos de vista.