O que foi o Tarolog?

tarolog_marcelo

Para quem esteve em Marte nas últimas semanas e não sabe do que se trata, o Tarolog foi um evento que aconteceu no último fim de semana (dias 9 e 10 de novembro), em São Paulo, promovido pelos 6 grades portais brasileiros do atendimento oracular online.

Uma coisa que eu achei estranha foi não ver conhecidos meus divulgando o evento. Ainda agora não sei exatamente o que houve e, cá entre nós, também não tenho interesse na resposta. Trata-se apenas de um observação pessoal.

Por enquanto só posso falar com propriedade do primeiro dia, pois estava lá do começo ao fim. Acompanhei o segundo por alguns comentários no Facebook e, em breve, devo ter acesso aos vídeos para reforçar o meu parecer. Se ficasse limitado a duas palavras para descrever o evento, usaria “generoso” e “libertador“. 

Generoso porque não vi qualquer um dos palestrantes posando de estrela e todos os temas tiveram como foco o real aproveitamento do conteúdo para o melhor exercício da atividade, como Kelly Steinkopf, que abordou os cuidados relativos à ergonomia da estação de trabalho dos profissionais, Glória Benjamin, que ofereceu dicas preciosas sobre consciência corporal, e Ronaldo Pitarelo, que falou da tecnologia que o profissional necessita para melhor exercer a sua atividade.

Antes de mim e depois do almoço para responder mais perguntas (porque o assunto não se esgota), o Fernando Miguel trouxe para o grupo o conceito de Rapport, que é uma técnica de escuta que permite que o profissional de atendimento melhor compreenda o seu cliente ao mesmo tempo em que transmite para ele segurança. Lembre-se que tudo ocorre através de um equipamento onde, muitas vezes, o único contato é escrito (via chat), logo, são poucos os elementos que auxiliam o oraculista na identificação do perfil da pessoa com quem ele está conversando.

Na minha palestra, fiz uma introdução ao uso de uma Figura da Corte como Significador. O Significador ajuda a entender como o cliente está lidando com as questões que serão contempladas na consulta e também qual a melhor forma de abordá-lo, considerando os atributos da carta. Deixo para outros comentem se foi bom ou não. Até agora recebi muitos elogios através do Facebook. Obrigado a todos pelo carinho e atenção.

Parte do estande da Priscilla, com grande variedade de oráculos

Na parte da tarde, a dupla Raquel CarvalhoMaria Fernanda Lamim levantaram com profissionalismo e bom humor uma das grandes questões do atendimento online: “como lidar com o cliente que retorna pela sexta vez esta semana?”.

Ainda que algumas histórias sejam divertidas, passado algum tempo, no dia-a-dia o profissional precisa lidar de maneira firme com a dependência, insegurança ou desejo de controle de alguns de seus clientes, fora a necessidade de se reinventar para não ser repetitivo ou mesmo descobrir exatamente  que está acontecendo nas entrelinhas.

Por fim (e espero não ter esquecido alguém), Régia Prado apresentou a Mesa Radiônica Quântica, uma ferramenta extremamente interessante que eu conhecia de ter ouvido alguma coisa entrecortada por A, B ou C, de modo que estar diante da criadora da Mesa foi um grande ganho para todos.

Ok, mas eu também escrevi que o evento foi libertador e, sobre isso, eu acho que nada melhor para alguém que trabalha isolado pela própria natureza da atividade, estar junto de outras pessoas que passam pelas mesmas situações e descobrir “nossa, isso também acontece com você?”.

Em perguntas formuladas dentro de cada palestra, nas conversas de corredor durante os intervalos ou encostados na tenda de baralhos da Priscilla Lhacer, representante da Lo Scarabeo no Brasil, os oraculistas online tivera a oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e validar convicções, de modo que não teve quem não tivesse saído de lá mais enriquecido com tudo o que vivenciou.

Não posso deixar de mencionar o acolhimento que tive de todos os presentes, os organizadores do evento e dos talentosos mestres de cerimônia, Giseli Cris Melo e Marcelo Cordeiro.

Tarolog, aguardo a versão 2014! :)

PS: Conforme prometi, segue a minha apresentação.

(/center>

Posts Relacionados:

About Marcelo Bueno 86 Articles
Marcelo Bueno é cartomante com especialização no Tarot. Além de editor do Zephyrus Tarot, promove cursos, workshops e atendimentos com este oráculo.