Sibila Italiana – Naipe de Copas

Depois de Paus, olhamos as 13 cartas seguintes, do naipe de Copas.

Vale a pena ressaltar que o Sibilla Della Zíngara, vendido atualmente pela Lo Scarabeo, tem a margem preta (eu, particularmente, não gosto) e não traz qualquer referências aos naipes associados à cada lâmina. Talvez por conta disso (e por não ser utilizada qualquer outra numeração), a sequência de cartas pode ser apresentada de outras formas, dependendo da fonte que se consulta.

No Every Day Oracle, por sua vez, diferente do La Vera Sibilla original, ao invés de um quadradinho no canto superior esquerdo com a ‘correspondência cartomântica’, temos o naipe indicado na esquerda (F, C, Q e P – Paus, Copas, Ouros e Espadas, respectivamente) e a sequência numérica, de 1 a 13, na direita, considerando que 11 é Valete, 12 é Rainha e 13 é Rei.

Conversa (Conversazione) — Ás de Copas

Carta de ação coletiva, de grupos que se encontram para celebrar, trocar ideias, compartilhar sentimentos, desenvolver algum tipo de projeto (social ou financeiro), esclarecer mal-entendidos e oferecer diferentes pontos de vista – cada um contribuindo com a sua habilidade. Família, no sentido mais amplo. Amizades.

Como conselho, não empreenda nada sozinho, não guarde suas dores e medos para si. Outras pessoas podem ter vivências, conhecimentos e contatos que serão úteis para o consulente.

Dependendo do contexto, pode ser indicativo de uma entrevista de emprego ou algo do tipo ‘ser chamado para conversar’. As leituras tendem a ser favoráveis, leves e fraternas, mas, com cartas negativas, alerta para invejas, ciúmes e maledicências.

Casa (Casa) — 2 de Copas

Estabilidade. Segurança. Tradição. A casa onde o consulente reside e/ou a sua unidade familiar (os que vivem  sob o mesmo teto). Também assuntos relativos ao lar, como reformas, consertos e decoração. A Casa é a base e estrutura que sustenta o consulente, seu porto seguro. Mundo interior, se referindo àquilo que é privado ou sugerindo necessidade de recolhimento. Em questões profissionais, o local de trabalho.

Mirante (Belvedere) — 3 de Copas

O Mirante é um ponto de observação de onde se antecipa o que acontece ao longe, como alguém que se aproxima. Trata-se de uma condição de vantagem para o consulente, que tem a chance de aproveitar uma oportunidade ou evitar uma ameaça.

O indicativo maior é a espera de alguém (ou algo) que chega (ou está por vir). Por vezes, é a própria receptividade para um relacionamento ou para a concretização de um desejo, mas sem uma atitude ativa com relação a isso. Boas notícias, confirmações, alguém que retorna. Ambição, no sentido de acalentar o desejo de ir “além dos muros”.

Como conselho, pede paciência. Também  que se olhe ao longe, para o futuro, e que se tenha uma visão ampla das coisas.

Amor (Amore) — 4 de Copas

Amor, romance, bons sentimentos, afeição, atração. Proposta de casamento. Situação que tem um final feliz. Se o consulente não está vivenciando um romance ou não tem expectativas com relação a isso, a carta indica receptividade para encontrar alguém – possivelmente se encontrava fechado para a experiência “até ser flechado”. Se está em um relacionamento e enfrenta dificuldades, os laços de afeto farão com que os obstáculos sejam superados.

Alegria para o coração (Allegrezza al Cuore) — 5 de Copas

Sentimento de satisfação, de modo geral, e de alívio de algum problema, em especial. Recompensas e reconhecimento. Notícias que trazem alegria ou pessoas que (re)aparecem proporcionando momentos agradáveis. Pode ser indicativo de reconciliação. O futuro é cheio de perspectivas.

Para alguns, possível envolvimento romântico com uma pessoa do trabalho. Também um momento nostálgico em que se recorda de situações alegres e ternas que já não se vivencia mais.

Conselho: aceite o que a vida lhe oferece com gratidão, sem preocupações/apegos com o passado ou expectativas/medos quanto ao futuro – viva plenamente o presente.

Dinheiro (Denari) – 6 de Copas

O cofre aberto revela dinheiro, documentos  e segredos. Carta de ganhos ou de recursos colocados à disposição para uma realização que exige investimento financeiro. Riqueza, bens, conforto e bem estar. Negócios lucrativos, herança e contratos. A carta é favorável em todas as questões materiais. Subjetivamente, se refere ao valor que atribuímos às coisas.

No afetivo, fala de segredos guardados e/ou uma união que se dá por interesse de uma das partes – ou mesmo das duas, ou seja, não existe amor.

Numa condição negativa, a carta alerta perdas materiais/financeiras. Também para erros/segredos do passado que correm o risco de virem à tona.

Homem Culto (Letterato) — 7 do Copas

Criatividade. Invenção. Descoberta. O La Vera Sibilla dá o nome de Artista à carta e, de qualquer modo, contempla a uma classe de intelectuais e pensadores. É uma carta de estudo, por isso pede dedicação, reflexão e isolamento. Pode representar um bom conselheiro na esfera de um saber específico ou indicar o resultado positivo em um concurso, por exemplo. Mundo das ideias, das teorias – nem todas comprovadas.

Pode ser um cientista, um filósofo ou um professor. Pessoa eloquente, educada e que age pela razão. Quando o Letterato aponta para uma questão, exige que o consulente se aprofunde no tema e evite “caminhos fáceis”. A situação é mais complexa do que ele pode supor.

Na sombra, alguém mais acadêmico do que prático. Talvez alguém que pense muito e demore para agir ou acabe nem tomando uma atitude. Um visionário.  Utopia. Viver dentro da própria cabeça.

Esperança (Speranza) – 8 de Copas

Não se trata de uma carta de confirmação, mas de espera. Espera com confiança, mantendo uma atitude serena.

A imagem do La Vera Sibilla aparenta ser mais ‘positiva’ do que o Sibilla Della Zíngara, pois  figura principal possui um conjunto  mais estruturado/saudável. A âncora, no entanto, indica estabilidade e firmeza em meio à “turbulência do mar”, que podemos traduzir como revezes momentâneos, representados mais claramente no outro baralho.

Se o consulente se encontra em uma situação difícil, a carta avisa que isso também vai passar. Se ele espera a realização de alguma coisa, não existe uma previsão de curto prazo, mas o conselho de manter o foco.

Fidelidade (Fedeltà) — 9 de Copas

O Cão representa aquele (ou aquilo) em que se pode confiar. Aquele que conhece os seus defeitos, mas o aceita como você é. Trata-se de um aliado em qualquer circunstância, indicando apoio incondicional. Outras leituras falam de proteção e de ajuda que chega quando necessária.

Com conselho, talvez o consulente precise ter uma atitude de Cão com relação a alguém próximo, principalmente não desejando que  outro mude de acordo com a sua vontade. Em um espectro mais amplo, evoca a devoção.

Constância (Constanza) — 10 de Copas

A carta possui duas interpretações distintas. A imagem clássica da mulher junto a uma coluna de mármore reproduz a virtude da Fortaleza, que representa  o espírito inabalável nos períodos de crise. Neste sentido, a Constanza exige garra, determinação e persistência.

Se a situação não está confortável, não entregue os pontos. Diferente da carta da Esperança, que é mais contemplativa, o momento é de esforço – talvez, até, esforço dobrado. Desafios surgem na vida do consulente, mas nada que ele não possa lidar e ser bem sucedido.

A outra interpretação ainda se baseia na imagem heráldica da coluna de mármore e fala do que é perene. Na verdade, a carta pede para que o consulente reconheça as diferenças entre o que é perene e o que é temporário – e esta abordagem também se desdobra.

A primeira é que, da diferenciação entre temporário e perene, se coloque foco naquilo que realmente importa. Não se aborreça, não desperdice o seu tempo/energia/recursos com o que é efêmero.

A segunda, por sua vez, funciona como um decreto: “isso não vai mudar”. Se a leitura é positiva ou negativa, vai depender da pergunta. Se o consulente, por exemplo, está com um pressentimento ou ouviu rumores de que a situação no trabalho vai piorar, Constanza responde que não, que as coisas vão permanecer tal qual elas são agora.

Em outras circunstâncias, pode antecipar que alguém manterá uma opinião (ainda que diga que agora pensa diferente) ou atitude (ainda que jure que não fará de novo), podendo, inclusive, ser um indicativo de teimosia, no primeiro caso, e de caráter, no segundo – de novo, positivo ou negativo dependendo da pergunta (vale para tanto uma pessoa íntegra que não irá se corromper quanto um marido infiel que não tem conserto).

O Amante (L’Amante) — Valete de Copas 

A Amante (L’Amatrice) — Rainha de Copas

Dependendo do gênero, vai representar um(a) jovem amigo(a), marido/esposa, irmã(o), namorado(a), amante do(a) consulente. Seja qual for o caso, é uma pessoa muito estimada que desempenha ou irá desempenhar um papel importante em sua vida. Outras cartas ajudarão a definir  a situação.

Grande Senhor (Gran Signore) — Rei de Copas

O Grande Senhor – também chamado de “Grande Protetor” – é um homem nobre, educado, honesto, da alta sociedade e muito generoso. De modo geral, é alguém que quer muito bem o consulente e não tem segundas intenções. Pode representar o pai, o marido mais velho (no jogo de mulher), o chefe, um patrocinador, um mentor, um orientador.

Uma única fonte, até o momento, tratou o Gran Signore como alguém que nunca fez por merecer a posição que tem, é falso e trata as outras pessoas com desprezo, atribuindo, ainda, as características de marido infiel e pai ausente. Eu não sei de onde saiu tanta mágoa no coração. Cito como referência, mas vou desconsiderar a interpretação, a não ser que a carta tenha uma conotação negativa no jogo.

Cartas por Naipe – Check-List

Naipe de Paus
Imeneo (01), Superbia (02), Viaggio (03), L’Amica (04), Fortuna (05), Consolante Sorpresa (06), Gran Consolazione (07), Riunione (08), Allegria (09), Leggerezza (10), Domestico (11), Giovanetta (12), Dottore (13)

Naipe de Copas
La Conversazione (01), Casa (02), Belvedere (03), Amore (04), Allegrezza al Cuore (05), Denari (06), Letterato (07), Speranza (08), Fedeltà (09), Costanza (10), L’Amante (11), L’Amatrice (12), Gran Signore (13)

Naipe de Espadas
Dispiacere (01), Vecchia Signora (02), Il Vedovo (03), Ammalato (04), Morte (05), Sospiri (06), Disgrazia (07), Disperato Per Gelosia (08), Prigione (09), Militare (10), Il Nemico (11), La Nemica (12), Sacerdote (13)

Naipe de Ouros
Stanza (01), La Lettera (02), Dono di Pietre Preziose (03), Falsità (04), Malinconia (05), Il Pensiero (06), Bambino (07), Donna di Servizio (08), Il Deliranti (09), Il Ladro (10), Messaggiere (11), Donna Maritata (12), Mercante (13)

Safe Creative #1310198793783