Pendurado + Menores 8

The Light Grey Tarot
The Light Grey Tarot

A pergunta surgiu em uma das comunidades do Orkut e eu parei para responder. Como o assunto interessa a muitos, copio para cá também. O Z tem um post específico discutindo o Pendurado e outro que fala desta questão de se trabalhar combinando Maiores e Menores – aproveite para dar uma olhada também.

Virou padrão nas comunidades a combinação de Maiores e Menores para quaisquer jogadas, mas muita gente ainda tem dificuldade em estabelecer uma relação entre estes dois mundos.

A pergunta do Antônio é bem legal e eu costumava propor este tipo de desafio na comunidade Arcanos Menores na ocasião em que a criei (nota: esta comunidade foi deletada um tempo depois e recriada por um de seus membros, mas se encontra parada e eu não tenho qualquer ligação com ela)

Uma forma de forçar o raciocínio e a intuição é pensar em um tema, tirar um Maior e depois uns 3 ou 4 Menores ponderando como estes alteram ou reforçam o significado da primeira carta dentro do contexto da pergunta.

O PENDURADO

Trata-se de uma carta de suspensão. O consulente não pode (por mais que queira) ou não deve (se for um conselho do jogo) tomar qualquer medida para interferir no rumo dos acontecimentos. Quando alguém diz que “se sente amarrado” com relação a um assunto, ele vive o Pendurado.

E aí, das duas, uma: ele pode ficar no papel de vítima e virar um chato inútil ou pode trabalhar internamente para entender (sem culpas) como se colocou naquela situação, reunindo forças e fazendo ajustes para estar apto a tomar as rédeas da situação tão logo a vida lhe permita.

Em linhas gerais, esta é a mensagem do Arcano 12, correto?

Dependendo das circunstâncias (natureza da pergunta, o método adotado e a posição das cartas no jogo), o Menor vai apontar em que aspecto esta imobilidade o afeta ou o que deve trabalhar enquanto não pode tomar uma atitude mais enérgica com relação ao problema.

OS MENORES NO NÍVEL 8

Eu sempre falo que os Maiores abordam/refletem os grandes temas da alma enquanto os Menores discutem/exemplificam processos. Processos estes que vão de Ás a 10 dentro da natureza de cada naipe.

Na fase 8, temos um momento de reavaliação e ajuste. Eu nunca trabalho com a expressão karma nas minhas leituras e tenho uma opinião meio avessa a este tipo de argumento, da forma que muito o adotam.

Definições genéricas às vezes são difíceis de abordar por escrito, mas vou arriscar uma possibilidade ou duas para cada combinação, ok?

PENDURADO + 8 DE OUROS: dependendo da questão, talvez o consulente não esteja apto para realizar aquilo que deseja. A combinação pode sugerir que a sua imobilidade ocorre pela falta desta competência e aconselha que ele dedique algum tempo se preparando (desenvolvendo habilidades) antes de se comprometer com algo. Neste caso, a condição de sacrifício do Pendurado pode indicar cair de cabeça mesmo, abrindo mão de outras coisas (outros prazeres) porque o esforço vai valer a pena – imagine alguém que se prepara para um concurso público, por exemplo.

PENDURADO + 8 DE ESPADAS: o Menor passa uma importante mensagem com relação ao Maior. Gosto muito da interpretação de que as limitações com as quais nos deparamos são frutos de nossos condicionamentos/falsas-crenças. A combinação pode servir de alerta e questionar o quanto estamos, de fato, sem condições de agir. A imobilidade apresentada pelo Pendurado tem tudo para ser ilusória. Talvez a pessoa imagine a situação maior do que ela realmente é ou ela se veja menor no que é capaz de realizar.

The Light Grey Tarot
The Light Grey Tarot

PENDURADO + 8 DE COPAS: o consulente pode estar parado/sem ação porque não vê muito significado no que está fazendo ou naquilo que está buscando. Bate uma sensação de vazio. A combinação pode até indicar depressão em alguns casos e, de qualquer modo, sugere que ele reavalie suas necessidades e desejos, rompendo com os pactos que não lhe trazem mais satisfação. Eu sempre digo que o 8 de Copas fala de um momento em que vertemos as taças para elas estejam disponíveis para um conteúdo novo. Nessa combinação, até o protagonista está de cabeça para baixo, de modo que a ideia é virar de ponta-cabeça mesmo. Esvazie-se das experiências vividas e das expectativas para  futuro. Coloque-se, em seguida, receptivo para os inputs do Universo e deixe a vida acontecer.

PENDURADO + 8 DE PAUS: combinação altamente conflitante. Cartas de Paus/Fogo definitivamente ficam desconfortáveis com o Arcano 12. Interpreto o  8 de Paus como um carta que pede prontidão, pois tudo pode acontecer de uma hora para outra. As demandas, de modo geral, são intensas. Esta combinação pode indicar extrema ansiedade, pois internamente arde o desejo de fazer algo e o Pendurado… bem, está pendurado. Numa situação mais complexa, é  a imagem da pessoa se debatendo sem parar, mesmo que se machuque (piore a sua condição com atitudes precipitadas), onde as condições não lhe são favoráveis. A invés de parar para refletir ou aguardar o melhor momento, o maluco pode achar que fazer qualquer coisa é melhor que não fazer nada – pior para ele.  Às vezes trata-se de uma pessoa naturalmente agitada que está de cama por conta de uma perna quebrada, por exemplo. Ela não se sente enfraquecida como um todo, está cheia de disposição, mas não pode andar ou necessita ficar em repouso, provavelmente infernizando a vida de todos ao redor. Outro bom exemplo é de pura expectativa: você faz uma entrevista de trabalho e fica esperando uma resposta. Se a pessoa é desportista, vai queimar energia em uma atividade física (ótimo). Se é fumante, consumirá o dobro (ou o triplo) de maços de cigarro (péssimo).

Enfim, exemplos bobos para brincar com possibilidades. Faça o seu exercício e compartilhe.

Posts Relacionados:

About Marcelo Bueno 86 Articles
Marcelo Bueno é cartomante com especialização no Tarot. Além de editor do Zephyrus Tarot, promove cursos, workshops e atendimentos com este oráculo.